terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Cozinha

Quem tomou o meu iogurte? 

Pegar comida sem pedir e deixar a louça para alguém lavar são uns dos maiores motivos de briga para quem divide.

Uma vez em Londres, minha amiga e eu tínhamos apenas carne moída para cozinhar e jantar. Estava congelada, então deixamos em cima da pia e saímos. Quando retornamos, no local onde havíamos deixado nossa carne havia um bilhete e duas libras e cinqüenta centavos. O bilhete dizia :

¨Meninas, estou deixando este dinheiro para pagar a carne que peguei de vocês. Estava com muita fome e quando vi a carne, não resisti. Cozinhei e comi. De qualquer forma, o dinheiro está aí. Sorry¨ Um dos moradores, o Búlgaro,  resolveu ¨comprar¨ o nosso jantar!

Ficamos indignadíssimas, pois não tínhamos mais nada para comer em casa, e não havia nenhum mercadinho próximo. Além disso, já era tarde da noite e estava muito frio. Resumindo, tivemos que comer pão. Ele nos deixou literalmente a pão e água.

Outra situação parecida foi com uma amiga minha. Há algum tempo atrás, a Laura dividia um apartamento com uma amiga, a Mara. Um dia, a Laura estava com o namorado e resolveram beber algo. Como não tinham nada, abriram um vinho da Mara. Resultado, este vinho havia sido comprado em uma viagem à Argentina. Tinha valor sentimental, coisas que o dinheiro não compra. Minha amiga repôs o vinho, mas não conseguiu reverter a situação. A Mara ficou tão magoada e inconformada com a atitude da Laura, que começou a fazer diversas provocações, birras, picuinhas etc. Até que elas tiveram uma briga homérica e a Laura pediu para a Mara sair de casa imediatamente. A amizade acabou ali.

A maioria das pessoas têm dificuldade em dizer que não gostou do que o outro fez, porque elas moram com amigos, namorados, família e têm medo de magoar ou criar um clima. Elas guardam mágoa do ocorrido, pois pode parecer óbvio que a colega não deveria ter tomado o vinho, afinal, tinha valor sentimental, mas nem sempre o outro tem consciência do que é importante para nós e se não falarmos, fica difícil saber. 

Geralmente, quem ¨comete o crime¨ não faz idéia que ofendeu, abusou  ou invadiu o espaço do outro, e quando as pessoas se sentem ofendidas, acabam criando situações difíceis, ofensivas ou constrangedoras. Então, um começa a provocar o outro e acaba virando uma bola de neve. Quando ocorre a briga, já não é apenas pelo vinho que se pegou, mas por uma série de provacações ao longo de meses ou até anos. 

Portanto, se houve algo que te ofendeu, fale. Não deixe isto acumular e virar uma mágoa gigante. 

E se você fez algo que pode ter ofendido o outro, reconheça o erro e peça desculpas... é difícil, eu sei, mas pode preservar uma amizade e melhorar a convivência.



3 comentários:

  1. desculpe, mas essa Laura foi muito, muito abusada...eu teria falado o diabo pra ela...

    ResponderExcluir
  2. Pois é Grazielli, realmente a Laura parece muito abusada, mas na realidade, as duas dividiam a comida e a Mara também pegada algumas coisas da Laura e depois repunha.

    O problema foi a falta de comunicação. A Mara não disse que havia trazido o vinho de uma viagem à Argentina e colocou no armário junto com as coisas que elas dividiam, e a Laura não ligou para perguntar se podia abrir.

    Enfim, quando se divide, é preciso pedir primeiro, para depois abrir ou pegar alguma coisa. Na dúvida, não pegue.

    ResponderExcluir
  3. Afff....só agora lembrei desse episódio....é mesmo..dormimos com fome e mto indignadas com a falta de vergonha do outro q nem era nosso amigo e q já nos conhecia um pouco pra saber q ele tinha q ter pedido...enfim!!
    Muitas situações desconfortáveis acontecem com pessoas amigas pq os amigos as vezes acham q pq são amigos, podem tb fazer tudo, sem pedir premissão, invadem, pedem coisas emprestado, não devolvem, mexem nas suas roupas e coisas pessoais, enfim,podíamos evitar mtas disavenças se as pessoas pelo menos pedissem respeitasse o outro...mas há pessoas q realmente não tem esse entendimento, simplesmente acham desnecessário e por isso podem acabar até na justi1a!!! resumindo: parem e reflitam se a sua atitude não é um abuso...pergunte ao outro!!!! :-)

    ResponderExcluir